Alípio Xinuli Irantxe, 81

Manoki

Paresi Haliti Waimare, registrou:

 

Uma das vozes mais conhecidas da região partiu deste mundo, vítima da Covid-19, no dia de hoje, 24 de dezembro de 2020, depois de vários dias internado no hospital em Cuiabá.

Alípio Xinuli Irantxe do povo Manoki, foi a primeira vítima a se contaminar desse mal que assombra o nosso povo e toda a humanidade.

Seu Alípio, 81 anos, viveu muitas, mas muitas histórias mesmo em nossa região. Sua trajetória de luta foi marcada por desafios e conquistas. E mesmo aos 81 anos, ainda estava na luta pela preservação da cultura Manoki. Foi um exímio tocador de flautas.

Seu Alípio deixa filhos, netos e bisnetos e um legado gigantesco de bravura. Passou por diversas dificuldades, em uma delas enfrentou a epidemia de sarampo que quase extinguiu o seu povo. Vai em paz seu Alípio, vai nos fazer falta. Mas, sabemos que foi viver na aldeia Celestial, junto de seus filhos e esposa que por lá, já estão. Foi se encontrar seu amigo e irmão Xinhama que pegou a mesma doença, mas foi levado primeiro, como vítima fatal desse mal.

Temos certeza que o senhor já está junto de Inuli (Deus).